A situação do ministro do meio ambiente, está cada dia mais insustentável. A bancada do PT na Câmara dos Deputados entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) ontem com uma notícia-crime contra Ricardo Salles, pedindo seu afastamento imediato do Ministério do Meio Ambiente.
Na última quarta, Salles foi alvo da Operação Akuandaba, determinada pelo Supremo , que investiga se houve facilitação no contrabando do ramo madeireiro por parte de funcionários de órgãos públicos e empresários.
Os parlamentares protocolaram a ação ao ministro Alexandre de Moraes, e pedem que o ministro seja proibido de manter contato com qualquer outro investigado da operação, sob pena de prisão.
“(Salles) vem sistematicamente atuando contra a ordem constitucional vigente, contra o marco legal de proteção ao meio ambiente e contra as instituições ambientais conquistadas pela sociedade brasileira nas últimas décadas implicando, em síntese, no descumprimento do dever do poder público de defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações”, escrevem os deputados na notícia-crime.
O vice-líder da Oposição na Câmara, o deputado federal Afonso Florence (PT-BA) é um dos coautores da notícia crime. Para ele, a medida é necessária diante de todas as atitudes de Salles desde a sua posse. “Está evidente que o ministro Salles não respeita o meio ambiente e sua atuação é desastrosa, causando consequências sem precedentes para o Brasil e o mundo. O seu desserviço é combinado de crimes que precisa ser denunciados e o afastamento de Salles é urgente e inevitável”, declarou o parlamentar.